222 449 512
Dias úteis das 8h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. (Chamada para a rede fixa nacional)
  • 0
  • 0
Novos  

Novo Kia EV3: o SUV compacto com autonomia recorde no segmento

13-08-2024
Voltar
Novos  

Novo Kia EV3: o SUV compacto com autonomia recorde no segmento

13-08-2024

A Kia continua focada na sua estratégia de eletrificação e depois lançar o Kia EV6 e o Kia EV9, é agora a vez do Kia EV3, que passa diretamente a ser o modelo mais compacto e acessível da família EV da marca sul-coreana.

Situado imediatamente abaixo do Kia Niro EV, o Kia EV3 assinala a entrada da marca no segmento dos B-SUV 100% elétricos, que é um dos que mais está a crescer no mercado europeu.

Semelhanças ao Kia EV9

Para vingar num segmento tão competitivo, o Kia EV3 aposta no mesmo design exterior arrojado que vimos recentemente no Kia EV9.

Destacam-se os guarda-lamas muito musculados, os vincos bem definidos na lateral da carroçaria e a assinatura luminosa vertical. Quanto às jantes, podem ter até 19” e assumem um desenho praticamente fechado, que revela óbvias responsabilidades aerodinâmicas.

Contudo, apesar da proximidade estilística com o Kia EV9, o Kia EV3 apresenta-se num pacote bem mais compacto: com 4,30 m de comprimento, e é 12 cm mais curto do que o Kia Niro EV e 9,5 cm mais curto do que o Kia XCeed.

Mesmo assim, tem 2,68 m de distância entre-eixos, que é exatamente o mesmo valor do Kia Sportage, que é 21,5 cm mais comprido. Isto, só por si, já revela o que a marca sul-coreana conseguiu alcançar num «corpo» tão compacto. E isso nota-se no interior.

Espaçoso e versátil

No habitáculo, a primeira coisa que salta à vista é o espaço disponível. Até porque com 1,85 m de largura, o Kia EV3 é a proposta mais larga do segmento, o que acaba por se traduzir num habitáculo bastante folgado, mesmo nos lugares traseiros, como podem ver no vídeo em destaque neste artigo.

Ao nível da bagageira, o EV3 também dá muito boa conta de si: disponibiliza 460 litros de capacidade de carga, um número que pode crescer até aos 1250 litros com os bancos traseiros rebatidos.

A somar a isto, oferece ainda uma frunk dianteira, sob o capô, que acrescenta 25 litros de capacidade, o suficiente para acomodar os cabos de carregamento.

Tripla de ecrãs do Kia EV9

Ao nível da tecnologia, o Kia EV3 começa por destacar-se porque equipa a tripla de ecrãs que já conhecemos do Kia EV9 e que combina dois ecrãs com 12,3” (um para a instrumentação e outro para o infoentretenimento) com um pequeno ecrã de 5,3”, com comandos dedicados para a climatização.

A somar a isto, podemos ainda acrescentar um sistema de head-up display, também com 12,3”, que projeta no para-brisas as informações mais vitais para a condução. Outra novidade importante é o facto do sistema de reconhecimento de voz do Kia EV3 contar com a integração do ChatGPT.

Além disso, no ecrã multimédia central será possível correr videojogos e instalar aplicações como Netflix, Prime Video, YouTube e Spotify. Contudo, a marca sul-coreana não revelou quando é que estas funcionalidades ficarão disponíveis.

Duas versões disponíveis

No lançamento o Kia EV3 vai estar disponível com duas versões distintas, denominadas Standard Range e Long Range, ambas com tração dianteira.

O motor elétrico que as anima é exatamente o mesmo e entrega 150 kW (204 cv) e 283 Nm. Contudo, as baterias de iões de lítio (química NMC) são distintas: a versão Standard Range equipa uma bateria de 58,3 kWh e a Long Range tem uma bateria de 81,4 kWh.

Graças a isso, a versão Standard Range reivindica uma autonomia de até 410 km, ao passo que a Long Range promete uns recordistas 600 km de autonomia máxima no segmento.

Quanto às prestações, ambas as versões anunciam um tempo 7,5s no sprint dos 0 aos 100 km/h. Já a velocidade máxima está fixada nos 170 km/h.

Se estes números não forem suficientes, então é importante saber que no futuro o Kia EV3 vai contar com uma versão GT, com dois motores elétricos, um por eixo, e com uma potência significativamente superior.

A Cardan é concessionário oficial Kia, descubra toda a gama aqui.

Voltar