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Dicas  

O que ter em conta na hora de comprar um carro elétrico

27-09-2024
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Dicas  

O que ter em conta na hora de comprar um carro elétrico

27-09-2024
O que ter em conta na hora de comprar um carro elétrico
A mobilidade elétrica está na ordem do dia e os consumidores portugueses parecem não falhar à chamada. 


Segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, em janeiro de 2024, foram matriculadas 5073 viaturas elétricas, das quais 2905 são viaturas 100% elétricas, tratando-se de um recorde no que toca à compra de viaturas elétricas.

Se está a pensar juntar-se a este grupo e tornar-se no orgulhoso proprietário de uma viatura elétrica, mas não sabe a que é que deve estar atento para fazer a melhor escolha, temos alguns pontos que poderão ajudá-lo.

Carro elétrico: como funciona?

Começamos com a definição e funcionamento de um carro elétrico.

Um carro 100% elétrico, tal como é indicado nome, é um carro que é alimentado por energia elétrica, exclusivamente, que se encontra armazenada em baterias. Neste ponto, é importante fazer a distinção entre uma viatura 100% elétrica (EV) e viaturas híbridas (HEV) e híbridas plug-in (PHEV).

Como referido, enquanto que os primeiros são propulsionados por um motor elétrico, os segundos e terceiros apresentam dois motores, um elétrico e um a combustão interna (normalmente gasolina).

No caso das viaturas HEV, o motor elétrico não pode propulsionar a viatura sozinho, funcionando apenas como auxiliar do motor a combustão interna. Apesar de consumir combustíveis fósseis, estes híbridos acabam, ainda assim, por garantirem menos emissões de gases de efeito de estufa e fazerem consumos mais baixos do que as tradicionais viaturas a combustão interna.

No caso dos veículos PHEV, o veículo pode ser propulsionado apenas pelo motor elétrico, por norma por uma autonomia 100% elétrica de cerca de 50km. Contudo, com a utilização combinada dos dois motores facilmente se chega a consumos baixos na ordem dos 2l/100km.

Voltando aos 100% elétricos (EV), o motor destes carros não tem partes mecânicas (ao contrário dos HEV e PHEV), o que acaba por reduzir não só os gastos com manutenção, como lhes garante uma maior durabilidade e fiabilidade.

No que toca ao carregamento, os EV podem ser carregados em postos de carregamento públicos ou em casa através de uma wallbox, posto de carregamento doméstico ou tomadas normais reforçadas.

Por fim, os carros elétricos possuem que sistema de trabagem regenerativa o que faz com que a autonomia em condução na cidade seja maximizada face aos carros a combustão que têm mais emissões. Este tipo de travagem aproveita a energia cinética libertada nas travagens para carregar as baterias.

É importante referir que as baterias dos carros são extremamente seguras, têm um “prazo de validade” extenso e possuem garantia que varia consuante a marca.

Comprar um carro elétrico: Vantagens e Desvantagens

Vantagens:

  • Incentivos financeiros: incentivo financeiro de 4 mil euros atribuído ao consumidor pelo Fundo Ambiental na altura da compra de um carro elétrico novo até 62.500 euros;
  • Benefícios fiscais: Isenção do pagamento do IUC (Imposto único de Circulação) e do ISV (Imposto Sobre Veículos);
  • Zero emissões de CO2: as viaturas 100% elétricos não emitem quaisquer gases de efeito de estufa, o que os coloca na vanguarda da sustentabilidade ambiental;
  • Manutenção mais barata: os custos de manutenção são menores do que aquilo que acontece num carro a combustão interna, uma vez que o motor não contém partes mecânicas, como já foi referido. Para além do motor, outras partes como os travões, filtros e correias acabam por sofrer um desgaste menor, o que acaba por aumentar o intervalo entre manutenções e, assim, reduzir o preço a pagar;
  • Estacionamento gratuito/mais barato: diversos municípios disponibilizam lugares de estacionamento gratuitos ou mais baratos aos condutores de carros 100% elétricos;
  • Preços de carregamento: o preço de carregamento de um carro elétrico é substancialmente menor do que o preço de encher o depósito num carro a combustão interna, mesmo que utilize os postos de carregamento públicos, apesar dos aumentos no preço da eletricidade;
  • Benefícios para empresas: isenção do pagamento de ISV, zero de tributação autónoma, dedução do IVA e as despesas são aceites como gastos a nível fiscal, entre outros benefícios;
  • Autonomia: em termos de autonomia já existem diversos modelos 100% elétrico que se aproximam muito dos carros a combustão interna com autonomia superior a 500 kms;
  • Carregamento: existem cada vez mais pontos de carregamento de viaturas elétricas espalhados pelo país e cada vez mais soluções de carregamento, por isso, uma viagem mais longa é tão possível como num carro a combustão.
Desvantagem:
  • Preço de compra: o preço de compra de um carro elétrico ainda comporta um gasto relativamente avultado a curto prazo, apesar de, a longo prazo, acabar por compensar.

O que ter em conta na hora de comprar um carro elétrico em 2024?

Os pontos fundamantais a ter em conta são:

  • Capacidade e garantia da bateria: atualmente, a capacidade de uma bateria varia entre os 30kWh e os 100kWh. Além da capacidade, é importante que perceba se existe e qual é a garantia da bateria;
  • Autonomia e Potência: em função das suas necessidades, escolha um carro 100% elétrico que lhe ofereça uma excelente relação autonomia-potência;
  • Preço: não só pelo impacto que pode ter na sua carteira, mas sobretudo porque há um limite máximo de 4 mil euros de incentivo à compra de carro elétrico através do fundo ambiental;
  • Segmento: já existem carros elétricos que são, caracteristicamente, direcionados para a condução em cidade e outros para longas viagens em família. Tem liberdade de escolha que pode ir de um citadino a um todo-o-terreno de 7 lugares;
  • Velocidade de carregamento: ninguém gosta de estar horas à espera que a bateria carregue para poder seguir caminho. Isto torna-se particularmente mais complexo quando vamos de férias ou temos urgência em chegar ao nosso destino.  Assim, aconselhamos a que tente perceber qual a velocidade de carregamento, normal e rápida, antes de escolher o seu novo elétrico.

É mais económico carregar bateria ou encher o depósito com combustível?

A escolha da capacidade da Bateria é um importante fator a ter em conta na compra de um carro elétrico. Ao carregarmos a bateria o custo vai variar de acordo com:

  • O tipo de carregamento: postos de carregamento rápido geralmente aplicam preços mais elevados do que os de carregamento normal;
  • Local de carregamento: o preço por quilowatt-hora (kWh) é determinado pela tarifa de cada posto público ou pelas condições contratuais de fornecimento de energia nos carregamentos domésticos.

De acordo com o Eurostat, o custo médio de carregar um elétrico em casa é de 0,21 KWh para Portugal. Já no caso dos postos públicos, e de acordo com a EAFO, um carregamento normal tem um custo de 0,43€/kWh e um carregamento rápido tem um custo de de 0,79€/kWh.

Se fizermos 100 km,qual seria o custo?

A importância de escolher uma boa relação relação autonomia-potência tem um papel decisivo neste ponto, tal como já referido. Se o consumo médio de energia for 16kWh/100km então, e de acordo com os valores de custo médio de carregamento mencionados anteriormente, carregar o carro em casa e fazer 100 km tem o custo de 3,36€ e carregar o carro num posto público e fazer 100km tem o custo de 6,88€.

Num carro a combustão há maior volatibilidade no preço do combustível. No entanto, a título de exemplo, vamos dizer que consome 5,8 litros aos 100 kms e o preço por litro da gasolina simples 95 é de 1,65€, o custo final para fazer 100 km seria de 9,57€.

Podemos então concluir que carregar um carro elétrico fica 30% mais barato se carregar num posto público e 65% mais barato se carregar em casa.

Na Cardan temos uma equipa especializada que o poderá ajudar a esclarecer quaisquer dúvida e ajudá-lo a escolher o carro que melhor se adequa ás suas necessidade e ao seu estilo de vida. Não hesite em contactar-nos por qualquer meio.

Poderá conhecer a vasta gama de viaturas 100% elétricos que temos disponíveis para si, aqui.

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