Kia PV5 revelado - Descubra o veículo comercial que vai revolucionar o mercado
Novos
Kia PV5 revelado - Descubra o veículo comercial que vai revolucionar o mercado
19-03-2025

Durante o evento Kia EV Day, o fabricante apresentou o modelo de produção inaugural da sua nova linha de comerciais elétricos PBV (Platform Beyond Vehicle), o PV5.
Esta nova geração de veículos comerciais 100% elétricos foi projetada para oferecer uma plataforma flexível, adaptada às necessidades individuais de cada cliente.
Para atingir essa versatilidade, a Kia desenvolveu a plataforma E-GMP.S, do tipo skateboard, permitindo a integração de diferentes tipos de carroçarias na mesma base.
Exterior
Em termos de design exterior, o PV5 mantém a identidade visual característica dos modelos elétricos da marca, mas ajustada ao segmento dos comerciais. Destacam-se as luzes de condução diurna dispostas verticalmente, juntamente com os grupos óticos principais, posicionados mais abaixo.
O visual robusto é evidente em toda a estrutura, com destaque para o desenho geométrico das proteções das cavas das rodas, uma assinatura presente também noutros detalhes e no próprio formato da carroçaria.
Interior
No interior, o Kia PV5 está equipado com um painel de instrumentos digital de 7″ e um ecrã central de 12,9″, com atualizações remotas (Over-the-Air), garantindo a manutenção contínua da tecnologia. Além disso, conta com tecnologia de carregamento bidirecional (V2L).
Três versões
Inicialmente, o PV5 estará disponível em três versões: Passenger, Cargo e Chassis Cab. Cada uma delas foi pensada para diferentes tipos de utilização.
O Kia PV5 Passenger, como o nome indica, é destinado ao transporte de passageiros, oferecendo até três filas de bancos, sendo que a terceira pode ser removida ou rebatida para permitir maior capacidade de carga.
A versão Passenger, com a bateria de maior capacidade, oferece uma autonomia máxima de 400 km (WLTP). O sistema de carregamento rápido permite recuperar de 10% a 80% da carga em apenas 30 minutos.
O PV5 Cargo, destinado ao transporte de mercadorias, estará disponível em três versões distintas: Standard, Long e High-Roof, com uma capacidade máxima de carga de 5,1 m³ e altura do compartimento de carga de até 149 cm. Esta versão inclui de série dois lugares no habitáculo, sendo possível, opcionalmente, adicionar um terceiro assento entre os bancos existentes.
Por sua vez, o PV5 Chassis Cab é comercializado como um “veículo incompleto”, contando apenas com uma cabine, similar à do Cargo, mas com um chassis totalmente plano na traseira. Assim, os clientes poderão adaptar o veículo às suas necessidades específicas, como uma caixa aberta (Drop Side), Box Van ou até uma caixa frigorífica.
Além destas versões, a Kia planeia lançar modelos específicos como o PV5 Crew, destinado ao transporte misto de passageiros e carga, e o PV5 WAV, adaptado para utilizadores de cadeiras de rodas.
Quais são as motorizações?
Quanto às motorizações, todas as versões do Kia PV5 estarão disponíveis com duas opções de bateria NCM (níquel, cobalto e manganês) – 51,5 kWh ou 71,2 kWh – ambas associadas a um motor elétrico de 120 kW (163 cv) e 250 Nm de binário. A versão Cargo também poderá ser equipada com uma bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) de 43,3 kWh.
A versão com a maior capacidade de bateria permite ao PV5 Passenger alcançar uma autonomia de até 400 km (WLTP), e o carregamento rápido possibilita reabastecer a bateria de 10% a 80% em apenas 30 minutos.
Quando chega?
O Kia PV5 será lançado no segundo semestre deste ano, tanto na Coreia do Sul como no mercado europeu, com a chegada a outros mercados prevista para 2026. Os preços finais ainda não foram revelados.
O Kia PV5 será produzido na EVO Plant, a nova unidade da Kia dedicada à fabricação de veículos PBV, e contará com um centro de conversão para personalizações específicas, garantindo que as modificações não afetem a garantia do fabricante.
A Cardan é concessionário oficial Kia, conheça a gama completa aqui.