Mudar as peças do seu automóvel: Quando e Como Fazer?
Dicas
Mudar as peças do seu automóvel: Quando e Como Fazer?
11-07-2024
Mudança de óleo do motor
A frequência com que efetua esta manutenção automóvel é crucial para o desempenho do motor e ajuda a prevenir problemas de causa maior que possam prejudicar outras peças auto. Alguns fatores vão influenciar quando o deve fazer, mas tudo dependerá dos quilómetros que habitualmente efetua, das indicações do fabricante do seu carro ou ainda do tempo de vida útil dos óleos utilizados.
Recomenda-se que se efetue, pelo menos, uma vez por ano, pois melhora a eficiência do seu veículo. O número de quilómetros altera a data de execução deste serviço de oficina, sendo que deve trocar o óleo aos 5.000, 10.000, 15.000 ou 20.000 km. Em relação aos tipos de óleo, a mudança de óleo mineral 15W40 precisa de ser feita aos 5.000 km, de óleo semissintético 10W40 aos 10.000 km e o óleo sintético Longlife aos 20.000 e os 40.000 km.
A Cardan assegura a utilização do óleo recomendado pelo fabricante nos seus serviços de troca de óleo.
Mudança de amortecedores
A sua principal função é controlar as oscilações e os movimentos da mola, ajudando a manter os pneus em contato constante com a superfície da estrada. No fundo, os amortecedores absorvem os impactos, contribuem para a estabilidade, regulam a velocidade, melhoram a aderência dos pneus e ainda minimizam as vibrações transmitidas para o chassis do veículo.
Apesar de ser difícil apontar um intervalo exato para a mudança destas peças auto (por conta dos inúmeros fatores que podem afetar a condição do automóvel), recomenda-se um diagnóstico a cada 20.000 km e substituição aos 80.000 km. A troca das peças automóvel contribui para a segurança, estabilidade e conforto durante a condução.
Mudança da correira de distribuição
A correia de distribuição (ou correia dentada) é uma das peças auto do motor que garante o adequado funcionamento das válvulas de admissão e do escape durante o ciclo de combustão. A vida útil deste componente é limitada tendo em conta o seu natural desgaste, pelo que necessita ser substituído em intervalos específicos. Geralmente, aconselha-se a troca desta peça auto a cada 80.000 km, embora este intervalo varie consoante os modelos e marcas dos veículos. Este é um tema crítico da manutenção automóvel, logo é uma das peças auto que mais cuidado deve ter. Isto é, a sua troca garante o funcionamento seguro e eficiente do motor.
Agende a próxima visita do seu carro a uma das nossa oficinas aqui.